Malware espião tira fotos sem você perceber e mapeia sua casa em 3D

Aplicativo criado por empresa de segurança toma controle da câmera do celular
.

Malware espião tira fotos sem você perceber e mapeia sua casa em 3D
A cada dia que passa, um novo malware mais poderoso e autônomo para smartphones Android surge para nos surpreender. Desta vez, trata-se de uma brecha no sistema operacional que pode levar à criação de vírus que, uma vez instalados no aparelho, conseguem mapear sua casa a partir de fotos tiradas pelo celular.
Para mostrar como isso é possível, o US Naval Surface Warfare Center criou o PlaceRaider, um malware que se integra à câmera digital do aparelho e tira sequências de fotos sem que você suspeite de nada, desabilitando notificações como vibrações ou sons.
Ele ainda é capaz de filtrar as imagens capturadas, excluindo aquelas feitas quando o aparelho estava no bolso, por exemplo, e as envia para um servidor que realiza uma modelagem em 3D do ambiente capturado, usando ainda sistemas de orientação e localização do dispositivo. Para criminosos, isso é um prato cheio: com isso, é possível saber onde estão objetos valiosos na casa e até informações como números de cartões de crédito.
Apesar de ter sido criado apenas para fins de estudo, segundo os desenvolvedores ele poderia se espalhar também para outras plataformas. Uma solução para atualizações futuras seria nunca desabilitar o barulho do obturador da câmera ou bolar um antivírus que solucione a falha.

0 comentários: